Blogar ou não blogar, eis a questão

Esses dias atrás eu estava destralhando algumas coisas em casa e resolvi olhar alguns cds antigos que tinha, a maioria de backups, mas vários com coisas que hoje não fazem muito sentido guardar em cds. Porém, no meio de tanta coisa inútil, achei muitos arquivos de quando eu comecei a aprender a usar o photoshop e a blogar. Lógico que fiquei super nostálgica e por isso vim aqui atualizar esse blog.

Confesso que quase resolvi começar um novo, até criei por sinal, já que quando comecei esse a ideia era postar meus desenhos que posto no instagram. Mas uma coisa que eu aprendi sobre mim nesses bons mais de 10 anos entre vindas e idas da blogsfera é que tanto faz o nome, nunca vou estar satisfeita, nunca vou saber o que realmente quero com isso (obrigada signo de libra! e sim, vou colocar a culpa no signo). Então resolvi atualizar esse aqui mesmo.

Engraçado como as coisas mudaram na blogsfera nesses anos todos. Vi os blogs mudarem de diários para um trabalho. Vi minha relação com o blog mudar, ficar confusa e sumir. Há uns 10 anos atrás eu gostaria de ganhar dinheiro com o blog, e tentei isso quando fiquei desempregada. Mas aos poucos parou de fazer sentido, aos poucos parei de viver por conta disso, aos poucos não consegui colocar o blog na minha rotina, e aos poucos comecei a ficar com medo de expor minha opinião, minhas experiências, minha vida na internet.

Mas uma coisa é fato: sinto falta. Sinto falta de escrever, algo que sempre achei que não gostava. Sinto falta de trocar figurinhas com outras pessoas, de ler sobre outras coisas que não leria se não fossem outros blogs. Sinto falta de criar algo, de colocar para fora, mesmo de forma confusa, o que tanto penso dentro de mim. Sinto falta da empolgação de trocar o template do blog. Sinto fala de participar de uma blogagem coletiva. Sinto falta de receber e responder comentários. Sinto falta de sentir que faço parte de alguma coisa.

Ao mesmo tempo me pergunto se ainda é possível sentir tudo isso de novo, ou se só estou presa em um sentimento do passado que não existe mais. Hoje vejo os blogs de uma forma tão distante, como se eles não fizessem mais parte da mesma coisa. Como se cada blog fosse um universo isolado e a blogsfera fosse um tanto de universos isolados e distantes uns dos outros. Ao mesmo tempo também sinto que eu não me encaixo mais nesse universo. Acho que isso é uma consequência de ter ficado tão distante da blogsfera, não é mesmo? Acho que não levo um blog meu a sério a uns 3 ou 4 anos, mais ou menos.

Será que isso vai acontecer de novo? Postar aqui e sumir por sei lá quantos meses?

Mas uma coisa que de fato eu não sinto falta em relação a blogar é: terminar um post. Nunca soube como terminar um e, mais ou vez, não sei como terminar esse.



Um comentário:

  1. Ai Cris! Eu compartilho do mesmo sentimento até mesmo do finalizar uma publicação. CTA nunca foi comigo hahaha e nunca consigo me diferenciar. Mas gosto tanto da blogosfera! Amo acompanhar blogs, claro que agora não tenho o mesmo tempo livre que eu tinha quando entrei nesse universo, mas ainda assim.. gosto de encontrar blogs, textos, fotos, recomendações dá aquele quentinho no coração

    Clayci

    ResponderExcluir